Soraia Veltri

Os Passos da Esperança

Textos

Minhas primeiras experiências profissionais e minha especialização clínica e pós-graduação em RH
        Agora, após a formatura, os desafios do mercado de   trabalho:   Uma  oportunidade  de entrevista,     na Consultoria Solução Recursos Humanos, no Centro do RJ.  
         No momento da entrevista, a recrutadora pareceu bastante receptiva, quando questionei se a "deficiência física" poderia interferir no processo.   Posteriormente, apesar disso,   fui    encaminhada   para  falar  com  a diretora da empresa.
       Aguardavamos tb uma outra candidata,  que  não compareceu. Naquele mesmo dia, fiz o exame médico, apresentei todos os documentos necessários e, logo, comecei a trabalhar.
       Que felicidade!  Só precisava estabelecer a forma mais   adequada   de   chegar e   voltar   do    trabalho, escolhendo as melhores alternativas de transporte.
       Depois  de  algum  tempo,   fiquei   sabendo  que ,
inicialmente,   houve  um   certo   receio   de que não conseguisse iniciar o trabalho, devido as dificuldades de locomoção. O que foi descartado, ao me encontrar no primeiro dia de trabalho e, pela nossa convivência, através da minha vontade e dedicação. O que sempre me ajudou a não desistir do sonho.
        Voltando no tempo, reconheço que aprendi muito, realizando   várias  atividades   em   Recrutamento    e Seleção   de mão  de obra  temporária,  efetiva e   para estágios, prestando serviço para diversas empresas de médio a grande porte.
       Dentre   muitos,   um   momento.  marcante...   9- aniversário da Empresa, no Clube Naval, confirmando  seu lema:  "Parceria é fundamental".   Onden    cada funcionário foi citado nominalmente, como forma de agradecimento.
      Nela,     trabalhei    no  período  de  agosto / 94   a
  dezembro/ 95.  Segui em frente, prestando serviços a outras  consultorias,   em  busca  de     crescimento profissional.
    Paralelamente, realizei vários atendimentos clínicos individuais ou em grupo (   crianças,   adolescentes e adultos ) e Orientação e Informação Profissional- OV.
      A experiência   que   adquiri, gradativamente,    foi fundamental para que buscasse uma especialização.
      Em 1996, participei do Grupo de estudos " Noções preliminares de Existencialismo", ministrado por Aline Tavares e Lúcia Albane.
      Depois,    em  1997   e  1998,  fiz   um   curso     de Especialização na abordagem Existencial em terapia, a partir   do  Treinamento  em   Psicoterapia   Vivencial, coordenado pela mestra e amiga Tereza Erthal.
A vocês, muito obrigada por estes momentos de troca e muito aprendizado.
      De maio/97 a dezembro/98, tb realizei um trabalho "voluntário",   com  a   Psicóloga e  amiga   Margarete Cavalcanti, no CIEP Clementina de Jesus, com alunos do sexto ao nono ano, em   Orientação e  Informação Profissional. Grandes surpresas e descobertas  para esses alunos, que mesmo tendo muitas dificuldades, estabeleceram metas profissionais para o futuro.
     Que satisfação! Desejo a todos,  boa Sorte e que tenham sucesso em suas escolhas profissionais!
      Em agosto de 2002,   participei  com a  amiga  e Psicóloga Eliane Silva de  Oliveira,  de    um   evento
importante: um coquetel em comemoração aos 40 anos da Psicologia, no Brasil, na Casa de Espanha.
    De agosto/2003 a outubro/2004 me dediquei    a
Pós- graduação   em   Gestão   Estratégica   de RH,     na Universidade Estácio de Sá.        Posteriormente, coordenei um curso básico em RH, Recrutamento e Seleção, para estudantes de Psicologia, da Faculdade Veiga de Almeida.
        Como pré- requisito para a conclusão do Curso de Pós- graduação    em   Gestão  Estratégica  de        RH, estruturei meu projeto monográfico sobre o tema: " A exclusão  dos  portadores de  deficiência  física    do mercado de trabalho", com  a finalidade  de  alertar a todos, psicólogos e/ ou profissionais  de RH sobre a importância da contribuição de cada um, para a justa construção de uma sociedade inclusiva ou    para  a manutenção dos processos de exclusão existentes.
          E, a partir daí,  depois.  de   muitas   tentativas,   sem retorno, o que era um sonho se tornou realidade. Com o   apoio  da Fazendo Livros,  uma  consultoria editorial, lancei o meu livro: " Os Passos da Esperança", com   objetivo  de debater  sobre temas, tais como:  a responsabilidade social, RH, a inclusão dos portadores de deficiência física no mercado de trabalho, respeito a diversidade, dentre outros.
           Então, um brinde a todas essas conquistas!
Agradeço aos familiares e amigos, que diretamente ou indiretamente contribuíram  para a realização de mais este sonho...
Soraia Veltri
Enviado por Soraia Veltri em 27/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras