Soraia Veltri

Os Passos da Esperança

Textos

Refletindo sobre a importancia das Instituições especializadas em Educação especial

...
         Tenho pensado muito, diante desta minha ausencia...   busco formas de voltar a escrever... Inspirações, que são engolidas pelo cotidiano.
          Hoje, não poderia deixar de demonstrar a minha indignação ao ser surpreendida, via email, pela informação de que estão tentando acabar com as escolas especializadas em educação especial, qualquer que seja a necessidade. Será mesmo verdade?
          Pretendem fechar até o final do ano o Instituto Benjamim Constant (IBC), centro de referencia  de ensino  regular  especializada  para cegos,   com turmas que vão desde a estimulação   precoce   até ao   9º ano   ( antiga 8º serie) do ensino fundamental , e com atendimento especializado realizado com reabilitandos ( videntes- pessoas que enxergam- que ficaram cegos por alguma razão )
         Sendo assim, o que fazer? Como e onde aprender a superar os obstaculos e seguir em frente, lidando 24 horas com a propria limitação?
         A instituição escolar atual  seria  um lugar  de inclusão   ( onde   ao se  respeitar as diferenças, teriamos uma aprendizagem significativa par todos) ou um lugar de exclusão ( onde o aluno seria rotulado,   tendo   o seu  processo de aprendizagem estagnado, desmotivando-se, em função de ser portador de necessidades especiais)?
          Segundo a lei, a EDUCAÇÃO É PARA TODOS..    .Neste   sistema de ensino precario, que muitas vezes, não atende as necessidades  dos alunos regulares, qual será o futuro dos alunos com necessidades especiais?
           Quem é   ou   conhece   alguem  portador de  necessidades especiais sabe das dificuldades existentes, desde o preconceito, a desigualdade até o descaso.
            É preciso criar e cada vez mais oferecer oportunidades, que favoreçam a formação pessoal e profissional dos PNES, capacitando-os para a vida e a competição
"desleal"  no mercado de trabalho,      incluindo-os   e   respeitando    o seu    potencial verdadeiramente.
           É preciso lutar, transformar, conhecer e conscientizar a todos da importancia das
escolas especializadas em educação especial, como o centro de referencia para cegos de todo o Brasil.
Acesse o site www.ibc.gov.br

         
Soraia Veltri
Enviado por Soraia Veltri em 27/07/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras